Educação Infantil - Pré II - Roteiro do mês de maio
Data |
Atividades Propostas |
02/05 |
Rotina História: Kabu Darebu Roda de conversa sobre a história, como é sua
família? Desenho da família utilizando palitos de sorvete (as
crianças receberão um palito de sorvete para cada membro da família que more
em sua residência, usarão como base para o desenho da família). Música: família- Titãs. Pintar de
azul a palavra família na letra da música. |
03/05 |
Rotina História: Quero colo Roda de conversas, quem lhe dá colo? Canção do Alfabeto Contagem com tampinhas de garrafa pequenas somas,
números de 1 a 10 Roda de leitura |
04/05 |
Rotina Roda de conversa: já ouviram falar em sistema solar? Imagens do sistema solar Conversa sobre o que viram Pintura do desenho do sol e planetas do sistema
solar.
|
05/05 |
Rotina História: Lenda indígena do dia e da noite Roda de conversas, Como é o dia e como é a noite Criar lista do que fazemos de dia e do que fazemos
de noite, recortar imagens em revistas para ilustrar as listas. Caixa de brinquedos Atividades diversificadas nos cantinhos da sala |
06/05 |
Rotinas Vídeo: Show da Luna, sol vai, noite vem.https://www.youtube.com/watch?v=nnbCMqnvvy8&ab_channel=OShowdaLuna%21 Conhecendo o nome dos planetas do sistema solar,
reconhecendo as letras Experiencia do dia e da noite, utilizando bola e
lanterna Brincadeira de jogos de encaixe. |
PLANEJAMENTO SEMANAL de 09/05 até 13/05
Professor: Ivonete, Roberta e
Rosângela Turma(s): Pré II
|
.
Data |
Atividades Propostas |
09/05 |
Rotina Roda
de conversa: Conversa informal sobre o que existe no céu, o Universo, o Sistema
Solar e os Planetas. Propor uma viagem no espaço Sideral. Dar ênfase aos
movimentos da Terra, conversar sobre as estações do ano ( movimento de
translação) e o dia e a noite (
movimento de rotação). Atividades
Propostas: ·
Vídeos
sobre o tema: http://www.youtube.com/watch?v=gFvft5TZosA ·
Exploração
do Globo Terrestre. ·
Conversa
sobre os planetas do Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter,
Saturno, Urano e Netuno. ·
Contar
e numerar os Planetas. Representá-los com bolinhas de isopor para fazer a contagem
e a escrita dos numerais até 8, representando os Planetas do Sistema Solar. ·
Apresentar
a escrita dos nomes dos planetas para identificação das letras iniciais. |
10/05 |
Rotina Roda
de conversa: Conversa informal sobre a importância do Sol. Dar ênfase a ideia
do DIA. Atividades
Propostas : ·
Histórias:
DIA e NOITE ou CADÊ O SOL? ·
Pintura
do céu de dia. ·
Sol
para recorte psicomotor. |
11/05 |
Rotina Roda
de conversa: Conversa informal sobre o que vemos no céu a noite. Dar ênfase a
ideia da NOITE Atividades
Propostas: ·
Vídeo
de uma decolagem de um foguete de verdade. ·
Construir
um foguete para brincar na sala. Destacar a letra da palavra da semana :
Letra F da palavra FOGUETE. ·
Quebra-
cabeça do foguete. ·
Tarefa
de Casa: Observar o céu, percebendo suas características a noite em casa com
os pais e fazer um desenho no caderno de atividades. |
12/05 |
Rotina Roda de conversa: |Conversa informal
sobre o tema Atividades Propostas: Trazer
a escrita da música: Lindo Balão Azul para trabalhar a oralidade e o
alfabeto. Vídeo
Sistema Solar: Crianças inteligentes- Conhecendo o Universo |
13/05 |
Rotina Roda de conversa: Conversa informal sobre o tema. Fazer
alguns questionamentos: De todos os planetas que vimos, qual você mais gostou? O que você está fazendo para ajudar
nosso Planeta a ficar sempre lindo? A
seguir, registre em um belo desenhe o que você aprendeu até agora. |
PLANEJAMENTO SEMANAL
de 16/05 até 20/05
Professor: Ivonete, Roberta e
Rosângela Turma(s): Pré II
|
.
Data |
Atividades Propostas |
16/05 |
Rotina Roda
de conversa: Conversa informal sobre o que existe no céu, o Universo, o Sistema
Solar e os Planetas. Propor uma viagem no espaço Sideral. Atividades
Propostas: ·
História:
Não é uma caixa. ·
Confeccionar
um foguete a partir de materiais de sucata. |
17/05 |
Rotina Roda
de conversa: Conversa informal sobre a importância do homem ter ido à Lua. Vídeo
dos astronautas pisando na LUA Atividades
Propostas : ·
Forma
Geométrica: CÍRCULO ·
Histórias:
DIA e NOITE? ·
Pintura
de estrelas para confecção da cortina de estrelas. ·
Conversar
sobre as atividades que realizamos a noite.
|
18/05 |
Rotina Roda
de conversa: Conversa informal sobre o que vemos no céu a noite. Dar ênfase a
ideia da NOITE Atividades
Propostas: Formas
Geométricas: QUADRADO, TRIÂNGULO e RETÂNGULO Atividades
lúdicas com jogos de encaixe com formas geométricas para construção do
foguete. ·
Jogos
de Quebra- cabeça e de Memória |
19/05 |
Rotina Roda de conversa: |Conversa informal
sobre o tema e revisão das letras apresentadas.
Atividades Propostas: Brincadeiras
livres e criadoras Roda
de leitura
|
20/05 |
Rotina Roda de conversa: Conversa informal sobre o tema. De todos os planetas que conhecemos, qual você mais
gostou? Faça um desenho bem bonito. |
E. M. SENADOR
JOÃO LYRA TAVARES
Professor: Turma(s): Ivonete, Rosângela e
Roberta
Campos de experiência: (X)O eu, o outro e o nós (X) Escuta, fala, pensamento e imaginação
(X)Traços, sons, cores e formas (X)
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (X)
Corpo, gestos e movimentos
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
Ø Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
Ø Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e
jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas,
entre outras possibilidades.
Ø Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais
durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
Ø Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura
e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Ø Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio
da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e
outras formas de expressão.
Ø Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes,
o depois e o entre em uma sequência.
Ø Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas
linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea),
em diferentes suportes.
Data |
Estratégias de ensino |
23/05 |
tempo, estação, chamadinha, as fichas de
rotinas diárias e fichas para escrita do nome. Nesta semana
vamos dar continuidade as atividades sobre: O universo, planetas e também
vamos incluir a viajem do homem até a lua. Os materiais produzidos serão
compartilhados, proporcionando aos alunos um corredor cultural. Hoje,
proporcionar as crianças um momento de experiências com o foguete construído
na aula anterior. Trabalhar sons de foguete,
contagem regressiva e hora da partida. Em seguida realizar a atividade
abaixo com os nomes das crianças.
|
24/05 |
tempo, estação, chamadinha, as
fichas de rotinas diárias e fichas para escrita do nome. O sistema solar. Convidar as crianças para ouvir a música: https://youtu.be/pBOo8IcYLKY , em seguida escreva a música na lousa com a participação das crianças
que farão os desenhos dos planetas. |
25/05 |
tempo, estação, chamadinha, as
fichas de rotinas diárias e fichas para escrita do nome. O sistema solar. Construir com as crianças a proposta de atividade
abaixo fazendo uso de sucata. |
26/05 |
tempo, estação, chamadinha, as fichas de
rotinas diárias e fichas para escrita do nome. A viagem do
homem até a lua. Convide as crianças para assistir ao vídeo. https://youtu.be/Gm6xeO5RHlM Em seguida
entregar materiais para que as crianças realize a proposta de atividade
abaixo. |
27/05
|
tempo, estação, chamadinha, as fichas de
rotinas diárias e fichas para escrita do nome. Dia e noite. Após assistir ao vídeo: https://youtu.be/bSmk5bpvc4c entregar materiais para que as crianças
possam realizar a proposta de atividades abaixo. |
30/07 |
Construir a rotina do dia com as crianças
com os recursos dispostos nos espaços da sala: Calendário, Janela do tempo, estação, chamadinha, as fichas de
rotinas diárias e fichas para escrita do nome. As estações do ano. Roda de leitura com a
história: https://youtu.be/wodOww43nHA . As quatro estações. Dividir as crianças em 4 grupos para
construir a proposta de atividades abaixo.
Entregar as crianças, revistas,
tesouras, cola e fichas com os nomes das estações. Cada grupo vai pesquisar
sobre a estação escolhida. Recortar, colar, compartilhar em roda coisas que
tem em uma etação e não em outra, as diferenças entre as estações. Monte um
cartaz com as crianças. |
31/05 |
tempo, estação, chamadinha, as fichas de
rotinas diárias e fichas para escrita do nome. Nosso planeta terra. Após roda de
leitura com a história: O mundinho de Ingrid Bellinghausen, https://youtu.be/bjceejnXltI Realize um momento
de conversação sobre os cuidados que devemos ter nos espaços que habitamos.
Propor a construção dos mundinhos abaixo fazendo uso de reciclagem, pintura,
recorte e colagem.
|
E. M. SENADOR
JOÃO LYRA TAVARES
Professor: Turma(s): Ivonete, Rosângela e
Roberta
Campos de experiência: (X)O eu, o outro e o nós (X) Escuta, fala, pensamento e imaginação
(X)Traços, sons, cores e formas (X)
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (X)
Corpo, gestos e movimentos
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
Ø Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
Ø Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e
jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas,
entre outras possibilidades.
Ø Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais
durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
Ø Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura
e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Ø Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio
da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e
outras formas de expressão.
Ø Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes,
o depois e o entre em uma sequência.
Ø Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas
linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea),
em diferentes suportes.
Data |
Estratégias de ensino |
23/05 |
tempo, estação, chamadinha, as fichas de
rotinas diárias e fichas para escrita do nome. Nesta semana
vamos dar continuidade as atividades sobre: O universo, planetas e também
vamos incluir a viajem do homem até a lua. Os materiais produzidos serão
compartilhados, proporcionando aos alunos um corredor cultural. Hoje,
proporcionar as crianças um momento de experiências com o foguete construído
na aula anterior. Trabalhar sons de foguete,
contagem regressiva e hora da partida. Em seguida realizar a atividade
abaixo com os nomes das crianças.
|
24/05 |
tempo, estação, chamadinha, as
fichas de rotinas diárias e fichas para escrita do nome. O sistema solar. Convidar as crianças para ouvir a música: https://youtu.be/pBOo8IcYLKY , em seguida escreva a música na lousa com a participação das crianças
que farão os desenhos dos planetas. |
25/05 |
tempo, estação, chamadinha, as
fichas de rotinas diárias e fichas para escrita do nome. O sistema solar. Construir com as crianças a proposta de atividade
abaixo fazendo uso de sucata. |
26/05 |
tempo, estação, chamadinha, as fichas de
rotinas diárias e fichas para escrita do nome. A viagem do
homem até a lua. Convide as crianças para assistir ao vídeo. https://youtu.be/Gm6xeO5RHlM Em seguida
entregar materiais para que as crianças realize a proposta de atividade
abaixo. |
27/05
|
tempo, estação, chamadinha, as fichas de
rotinas diárias e fichas para escrita do nome. Dia e noite. Após assistir ao vídeo: https://youtu.be/bSmk5bpvc4c entregar materiais para que as crianças
possam realizar a proposta de atividades abaixo. |
30/07 |
Construir a rotina do dia com as crianças
com os recursos dispostos nos espaços da sala: Calendário, Janela do tempo, estação, chamadinha, as fichas de
rotinas diárias e fichas para escrita do nome. As estações do ano. Roda de leitura com a
história: https://youtu.be/wodOww43nHA . As quatro estações. Dividir as crianças em 4 grupos para
construir a proposta de atividades abaixo.
Entregar as crianças, revistas,
tesouras, cola e fichas com os nomes das estações. Cada grupo vai pesquisar
sobre a estação escolhida. Recortar, colar, compartilhar em roda coisas que
tem em uma etação e não em outra, as diferenças entre as estações. Monte um
cartaz com as crianças. |
31/05 |
tempo, estação, chamadinha, as fichas de
rotinas diárias e fichas para escrita do nome. Nosso planeta terra. Após roda de
leitura com a história: O mundinho de Ingrid Bellinghausen, https://youtu.be/bjceejnXltI Realize um momento
de conversação sobre os cuidados que devemos ter nos espaços que habitamos.
Propor a construção dos mundinhos abaixo fazendo uso de reciclagem, pintura,
recorte e colagem.
|
Comentários
Postar um comentário