Educação Infantil - Pré II - Roteiro do mês de maio

 




 PLANEJAMENTO PRÉ II DE 2 A 6 DE MAIO

Data

Atividades Propostas

02/05

Rotina

História: Kabu Darebu

Roda de conversa sobre a história, como é sua família?

Desenho da família utilizando palitos de sorvete (as crianças receberão um palito de sorvete para cada membro da família que more em sua residência, usarão como base para o desenho da família).

Música: família- Titãs.

  Pintar de azul a palavra família na letra da música.

 

      03/05

Rotina

História: Quero colo

Roda de conversas, quem lhe dá colo?

Canção do Alfabeto

Contagem com tampinhas de garrafa pequenas somas, números de 1 a 10

Roda de leitura

               

04/05

Rotina

Roda de conversa: já ouviram falar em sistema solar?

Imagens do sistema solar

Conversa sobre o que viram

Pintura do desenho do sol e planetas do sistema solar.

 

      05/05

Rotina

História: Lenda indígena do dia e da noite

Roda de conversas, Como é o dia e como é a noite

Criar lista do que fazemos de dia e do que fazemos de noite, recortar imagens em revistas para ilustrar as listas.

Caixa de brinquedos

Atividades diversificadas nos cantinhos da sala

 

 

06/05

Rotinas

Vídeo: Show da Luna, sol vai, noite vem.https://www.youtube.com/watch?v=nnbCMqnvvy8&ab_channel=OShowdaLuna%21

Conhecendo o nome dos planetas do sistema solar, reconhecendo as letras

Experiencia do dia e da noite, utilizando bola e lanterna

Brincadeira de jogos de encaixe.

 











      


                               PLANEJAMENTO SEMANAL de 09/05 até 13/05

Professor:  Ivonete, Roberta e Rosângela             Turma(s): Pré II

 

.     

Data

Atividades Propostas

            

09/05

Rotina

Roda de conversa: Conversa informal sobre o que existe no céu, o Universo, o Sistema Solar e os Planetas. Propor uma viagem no espaço Sideral. Dar ênfase aos movimentos da Terra, conversar sobre as estações do ano ( movimento de translação) e o dia e a noite

( movimento de rotação).

Atividades Propostas:

·         Vídeos sobre o tema: http://www.youtube.com/watch?v=gFvft5TZosA

·         Exploração do Globo Terrestre.

·         Conversa sobre os planetas do Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

·         Contar e numerar os Planetas. Representá-los com bolinhas de isopor para fazer a contagem e a escrita dos numerais até 8, representando os Planetas do Sistema Solar.

·         Apresentar a escrita dos nomes dos planetas para identificação das letras iniciais.

 

 

10/05

Rotina

Roda de conversa: Conversa informal sobre a importância do Sol. Dar ênfase a ideia do DIA.

Atividades Propostas :

·         Histórias: DIA e NOITE ou CADÊ O SOL?

·         Pintura do céu de dia.

·         Sol para recorte psicomotor.

 

                     11/05

Rotina

Roda de conversa: Conversa informal sobre o que vemos no céu a noite. Dar ênfase a ideia da NOITE

Atividades Propostas:

·         Vídeo de uma decolagem de um foguete de verdade.

·         Construir um foguete para brincar na sala. Destacar a letra da palavra da semana : Letra F da palavra FOGUETE.

·         Quebra- cabeça do foguete.

·         Tarefa de Casa: Observar o céu, percebendo suas características a noite em casa com os pais e fazer um desenho no caderno de atividades.

12/05

Rotina

Roda de conversa: |Conversa informal sobre o tema

Atividades Propostas:

Trazer a escrita da música: Lindo Balão Azul para trabalhar a oralidade e o alfabeto.

Vídeo Sistema Solar: Crianças inteligentes- Conhecendo o Universo

 

 

 

13/05

          Rotina

Roda de conversa: Conversa informal sobre o tema. Fazer alguns questionamentos:

De todos os planetas que vimos, qual você mais gostou?

O que você está fazendo para ajudar nosso Planeta a ficar sempre lindo?  A seguir, registre em um belo desenhe o que você aprendeu até agora.

 

                         PLANEJAMENTO SEMANAL de 16/05 até 20/05

Professor:  Ivonete, Roberta e Rosângela             Turma(s): Pré II

 

.     

Data

Atividades Propostas

            

16/05

Rotina

Roda de conversa: Conversa informal sobre o que existe no céu, o Universo, o Sistema Solar e os Planetas. Propor uma viagem no espaço Sideral.

Atividades Propostas:

·         História: Não é uma caixa.

·         Confeccionar um foguete a partir de materiais de sucata.

 

 

17/05

Rotina

Roda de conversa: Conversa informal sobre a importância do homem ter ido à Lua.

Vídeo dos astronautas pisando na LUA

Atividades Propostas :

·         Forma Geométrica: CÍRCULO

·         Histórias: DIA e NOITE?

·         Pintura de estrelas para confecção da cortina de estrelas.

·         Conversar sobre as atividades que realizamos a noite.

 

                     18/05

Rotina

Roda de conversa: Conversa informal sobre o que vemos no céu a noite. Dar ênfase a ideia da NOITE

Atividades Propostas:

Formas Geométricas: QUADRADO, TRIÂNGULO e RETÂNGULO

Atividades lúdicas com jogos de encaixe com formas geométricas para construção do foguete.

·         Jogos de Quebra- cabeça e de Memória

19/05

Rotina

Roda de conversa: |Conversa informal sobre o tema e revisão das letras apresentadas.

 

Atividades Propostas:

Brincadeiras livres e criadoras

Roda de leitura

 

 

 

 

20/05

          Rotina

Roda de conversa: Conversa informal sobre o tema.

De todos os planetas que conhecemos, qual você mais gostou?

Faça um desenho bem bonito.

 


E. M. SENADOR JOÃO LYRA TAVARES

Professor: Turma(s): Ivonete, Rosângela e Roberta

PLANEJAMENTO SEMANAL - 23/05 a 03/06

Campos de experiência:                                           (X)O eu, o outro e o nós                          (X) Escuta, fala, pensamento e imaginação

     (X)Traços, sons, cores e formas         (X) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações             (X) Corpo, gestos e movimentos

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:

Ø  Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

Ø  Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas,

 entre outras possibilidades.

Ø  Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

Ø  Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Ø  Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e

outras formas de expressão.

Ø  Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Ø  Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea),

em diferentes suportes.

Data

Estratégias de ensino

 

 

 

 

23/05

*      Construir a rotina do dia com as crianças com os recursos dispostos nos espaços da sala: Calendário, Janela do

 tempo, estação, chamadinha, as fichas de rotinas diárias e fichas para escrita do nome.

Nesta semana vamos dar continuidade as atividades sobre: O universo, planetas e também vamos incluir a viajem do homem até a lua. Os materiais produzidos serão compartilhados, proporcionando aos alunos um corredor cultural. Hoje, proporcionar as crianças um momento de experiências com o foguete construído na aula anterior. Trabalhar sons de foguete,  contagem regressiva e hora da partida. Em seguida realizar a atividade abaixo com os nomes das crianças.

 

24/05

*      Construir a rotina do dia com as crianças com os recursos dispostos nos espaços da sala: Calendário, Janela do

 tempo, estação, chamadinha, as fichas de rotinas diárias e fichas para escrita do nome.

O sistema solar. Convidar as crianças para ouvir a música: https://youtu.be/pBOo8IcYLKY , em seguida escreva a música na lousa com a participação das crianças que farão os desenhos dos planetas.

 

                              

25/05

*      Construir a rotina do dia com as crianças com os recursos dispostos nos espaços da sala: Calendário, Janela do

 tempo, estação, chamadinha, as fichas de rotinas diárias e fichas para escrita do nome.

O sistema solar. Construir com as crianças a proposta de atividade abaixo fazendo uso de sucata.

26/05

*      Construir a rotina do dia com as crianças com os recursos dispostos nos espaços da sala: Calendário, Janela do

 tempo, estação, chamadinha, as fichas de rotinas diárias e fichas para escrita do nome.

A viagem do homem até a lua. Convide as crianças para assistir ao vídeo. https://youtu.be/Gm6xeO5RHlM Em seguida entregar materiais para que as crianças realize a proposta de atividade abaixo.

27/05

 

 

*      Construir a rotina do dia com as crianças com os recursos dispostos nos espaços da sala: Calendário, Janela do

 tempo, estação, chamadinha, as fichas de rotinas diárias e fichas para escrita do nome.

 Dia e noite. Após assistir ao vídeo: https://youtu.be/bSmk5bpvc4c  entregar materiais para que as crianças possam realizar a proposta de atividades abaixo.

 

30/07

Construir a rotina do dia com as crianças com os recursos dispostos nos espaços da sala: Calendário, Janela do

 tempo, estação, chamadinha, as fichas de rotinas diárias e fichas para escrita do nome.

 As estações do ano. Roda de leitura com a história:  https://youtu.be/wodOww43nHA . As quatro estações. Dividir as crianças em 4 grupos para construir a proposta de atividades abaixo. Entregar as crianças,  revistas, tesouras, cola e fichas com os nomes das estações. Cada grupo vai pesquisar sobre a estação escolhida. Recortar, colar, compartilhar em roda coisas que tem em uma etação e não em outra, as diferenças entre as estações. Monte um cartaz com as crianças.

 

31/05

*      Construir a rotina do dia com as crianças com os recursos dispostos nos espaços da sala: Calendário, Janela do

 tempo, estação, chamadinha, as fichas de rotinas diárias e fichas para escrita do nome.

       Nosso planeta terra. Após roda de leitura com a história: O mundinho de Ingrid Bellinghausen,  https://youtu.be/bjceejnXltI Realize um momento de conversação sobre os cuidados que devemos ter nos espaços que habitamos. Propor a construção dos mundinhos abaixo fazendo uso de reciclagem, pintura, recorte e colagem.

 

 

E. M. SENADOR JOÃO LYRA TAVARES

Professor: Turma(s): Ivonete, Rosângela e Roberta

PLANEJAMENTO SEMANAL - 23/05 a 03/06

Campos de experiência:                                           (X)O eu, o outro e o nós                          (X) Escuta, fala, pensamento e imaginação

     (X)Traços, sons, cores e formas         (X) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações             (X) Corpo, gestos e movimentos

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:

Ø  Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

Ø  Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas,

 entre outras possibilidades.

Ø  Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

Ø  Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Ø  Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e

outras formas de expressão.

Ø  Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Ø  Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea),

em diferentes suportes.

Data

Estratégias de ensino

 

 

 

 

23/05

*      Construir a rotina do dia com as crianças com os recursos dispostos nos espaços da sala: Calendário, Janela do

 tempo, estação, chamadinha, as fichas de rotinas diárias e fichas para escrita do nome.

Nesta semana vamos dar continuidade as atividades sobre: O universo, planetas e também vamos incluir a viajem do homem até a lua. Os materiais produzidos serão compartilhados, proporcionando aos alunos um corredor cultural. Hoje, proporcionar as crianças um momento de experiências com o foguete construído na aula anterior. Trabalhar sons de foguete,  contagem regressiva e hora da partida. Em seguida realizar a atividade abaixo com os nomes das crianças.

 

24/05

*      Construir a rotina do dia com as crianças com os recursos dispostos nos espaços da sala: Calendário, Janela do

 tempo, estação, chamadinha, as fichas de rotinas diárias e fichas para escrita do nome.

O sistema solar. Convidar as crianças para ouvir a música: https://youtu.be/pBOo8IcYLKY , em seguida escreva a música na lousa com a participação das crianças que farão os desenhos dos planetas.

 

                              

25/05

*      Construir a rotina do dia com as crianças com os recursos dispostos nos espaços da sala: Calendário, Janela do

 tempo, estação, chamadinha, as fichas de rotinas diárias e fichas para escrita do nome.

O sistema solar. Construir com as crianças a proposta de atividade abaixo fazendo uso de sucata.

26/05

*      Construir a rotina do dia com as crianças com os recursos dispostos nos espaços da sala: Calendário, Janela do

 tempo, estação, chamadinha, as fichas de rotinas diárias e fichas para escrita do nome.

A viagem do homem até a lua. Convide as crianças para assistir ao vídeo. https://youtu.be/Gm6xeO5RHlM Em seguida entregar materiais para que as crianças realize a proposta de atividade abaixo.

27/05

 

 

*      Construir a rotina do dia com as crianças com os recursos dispostos nos espaços da sala: Calendário, Janela do

 tempo, estação, chamadinha, as fichas de rotinas diárias e fichas para escrita do nome.

 Dia e noite. Após assistir ao vídeo: https://youtu.be/bSmk5bpvc4c  entregar materiais para que as crianças possam realizar a proposta de atividades abaixo.

 

30/07

Construir a rotina do dia com as crianças com os recursos dispostos nos espaços da sala: Calendário, Janela do

 tempo, estação, chamadinha, as fichas de rotinas diárias e fichas para escrita do nome.

 As estações do ano. Roda de leitura com a história:  https://youtu.be/wodOww43nHA . As quatro estações. Dividir as crianças em 4 grupos para construir a proposta de atividades abaixo. Entregar as crianças,  revistas, tesouras, cola e fichas com os nomes das estações. Cada grupo vai pesquisar sobre a estação escolhida. Recortar, colar, compartilhar em roda coisas que tem em uma etação e não em outra, as diferenças entre as estações. Monte um cartaz com as crianças.

 

31/05

*      Construir a rotina do dia com as crianças com os recursos dispostos nos espaços da sala: Calendário, Janela do

 tempo, estação, chamadinha, as fichas de rotinas diárias e fichas para escrita do nome.

       Nosso planeta terra. Após roda de leitura com a história: O mundinho de Ingrid Bellinghausen,  https://youtu.be/bjceejnXltI Realize um momento de conversação sobre os cuidados que devemos ter nos espaços que habitamos. Propor a construção dos mundinhos abaixo fazendo uso de reciclagem, pintura, recorte e colagem.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Infantil- 41 e 42- Roteiro dias 05 a 16 da abril