Educação Infantil - Pré II _ turmas 51, 52 e 53 - mês de agosto
É COM MUITA ALEGRIA QUE COMEMORAMOS OS 50 ANOS DA NOSSA ESCOLA. 50 ANOS DE DEDICAÇÃO EM BUSCA DE OFERECER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE RESPEITANDO NOSSA COMUNIDADE, MAS PRINCIPALMENTE NOSSOS ALUNOS.
OBRIGADO POR FAZER PARTE DA HISTÓRIA DA NOSSA ESCOLA!
CONTE SEMPRE CONOSCO.
E. M. SENADOR JOÃO LYRA TAVARES
Professor:Ivonete, Roberta
e Rosângela Turma(s): 51, 52, 53.
PLANEJAMENTO SEMANAL 01 a
05/08
![]() |
Data |
Estratégias
de ensino |
01/08 |
ü Rotina escolar com calendário, janela
do tempo, chamadinha, escrita do nome
próprio. ü
Trabalhar as páginas
4 e 5 da apostila Rio Educa 2º semestre. ü
História: https://youtu.be/WbXf30QgpkE ü
Realizar um momento de conversação sobre
a importância do descanso para a saúde. ü
Escrever em um cartaz
junto com as crianças o conto de ninar mais citado pela
turma. ü Pergunte as crianças os nomes dos animais da história. Montar
um gráfico onde
as crianças deverão contar e registrar a quantidade de letras de cada nome dos animais. ü Atividades de coordenação motora ampla no pátio,
(circuitos). Imitando os sons dos animais da história. |
02/08 |
ü Rotina escolar com calendário, janela
do tempo, chamadinha, escrita do nome próprio. ü
História: : https://youtu.be/WbXf30QgpkE ü Escrever a letra da música: https://youtu.be/K3WtHos01Y0 ,de ninar
junto com as crianças. Em seguida as crianças farão
desenhos livres no cartaz representado os itens da canção. ü Imprimir as imagens dos bichos da história par que as crianças criem uma sequência seguindo a ordem de acontecimento da história. ü Brinquedos e brincadeiras. |
03/08 |
ü Rotina escolar com calendário, janela
do tempo, chamadinha, escrita do nome
próprio ü
Realizar as atividades das páginas 6 e 7
da apostila Rio Educa 2º semestre. ü Música: https://youtu.be/qX1VE4qWTL4 , logo após ouvir a música com as crianças,
registrar a letra em um cartaz. Conversar com as crianças sobre os diversos estilos musicais característicos de nossa cidade
como o samba,
bossa nova, funk carioca de
matrizes africanas. Pesquisar imagens de diversos tipos de instrumentos
musicais para que as crianças decorem
o cartaz. ü
Cantinhos de jogos. |
04/08 |
ü Rotina escolar com calendário, janela
do tempo, chamadinha, escrita do nome próprio. ü Música: https://youtu.be/qX1VE4qWTL4 , logo
após ouvir a música com as crianças, identificar com as crianças os instrumentos musicais que foram
usados para executar a música. ü Os sons dos instrumentos musicais:
Africanos https://youtu.be/au8IiC5hq44, Indígena: https://youtu.be/kurdvUduHUI ü Atividades de coordenação motora fina no pátio. (Com sons de instrumentos musicais). |
05/08 |
ü Rotina escolar com calendário, janela
do tempo, chamadinha, escrita do nome próprio. ü
Instrumentos musicais africanos: https://youtu.be/mW0JzNh7xDM ü
Atividade: Construir um instrumento musical com materiais reciclados. ü
Brinquedos e brincadeiras livres
com a supervisão do professor. |
E. M. SENADOR JOÃO LYRA TAVARES
Professor:
Ivonete, Roberta e Rosângela Turma(s): 51, 52, 53.
PLANEJAMENTO
SEMANAL 08 a 12/08
Campos de experiência:( x ) O eu, o outro e o nós (x)
Escuta, fala, pensamento e imaginação
(x)Traços, sons, cores e formas ( ) Espaços, tempos, quantidades, relações e
transformações
(x) Corpo, gestos e movimentos
Objetivos
de aprendizagem e desenvolvimento:
ü Levantar hipóteses
sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a
estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
ü Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos,
sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras,
dança, teatro, música.
ü Expressar-se livremente
por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções
bidimensionais e tridimensionais.
ü Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o
antes, o depois e o entre em uma sequência comparação entre objetos, observando
suas propriedades.
ü Inventar brincadeiras
cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos
Data |
Estratégias
de ensino |
08/08 |
Rotina Roda de conversa: O que é um
poema? Apostila página
8- Leitura do poema “Um poema para o Rio” - Explorar o poema. Circular todas as vogais que
aparecem no poema. Jogo das vogais. Caixa de brinquedos. Para casa: Pesquisar e colar figuras
que representem os lugares cotidianos em que os números aparecem. |
09/08 |
Rotina História:
Em cima daquela serra. Conversa
chamando a atenção para as rimas da história. Desenho
sobre a história. Conhecendo
palavras com B. Confecção
de boi usando rolinho de papel. Para
casa: pesquise palavras com a letra B. |
10/08 |
Rotina. Relembrando a
história do dia anterior. https://www.youtube.com/watch?v=4ojrOwCPkHQ Que tipo de animal
é o boi? Já viram um boi? O que ele come? Etc. (falar sobre o masculino e
feminino da espécie). Poema: Boi da cara
preta. Identificar e
pintar a palavra boi no poema. Fazer um desenho que
represente o poema. Mímica dos animais
mamíferos. |
11/08 |
Rotina. Roda de conversa A
importância dos números no cotidiano. https://www.youtube.com/watch?v=c2fv0CCKIKA Passeio pela escola
observando a função social dos números. Trabalhar números e
contagem com boliche. Cobrir a escrita
dos números. Para casa: atividade
de associação número quantidade.
|
12/08 |
Rotina. Roda de conversa:
Porque as letras são importantes. Explorar o ambiente
escolar e encontrar objetos e espaços cujos nomes têm a letra B. Registrar esses
nomes. Ao voltar para sala
explorar a escrita das palavras, identificando letras e marcando as vogais. Massinha.
|
E. M. SENADOR JOÃO LYRA TAVARES
Professor:
Ivonete, Roberta e Rosângela Turma(s): 51, 52, 53.
PLANEJAMENTO
SEMANAL 15 a 19/08
Campos de
experiência:( x ) O
eu, o outro e o nós (x)
Escuta, fala, pensamento e imaginação
(x)Traços,
sons, cores e formas
( ) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
(x) Corpo,
gestos e movimentos
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
ü Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores
conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
ü Vivenciar experiências com a natureza
ü Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem,
dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
ü Relacionar números às suas respectivas
quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência
comparação entre objetos, observando suas propriedades.
ü Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas,
aliterações e ritmos
ü Manifestar interesse e
respeito por diferentes culturas e modos de vida
ü Apropria-se da própria história
Data |
Estratégias
de ensino |
15/08 |
Rotina Roda
de conversa sobre o bairro que cada um mora Passeio
virtual pelo bairro da escola Apostila
página 13 e 14 História:
Escola de chuva Conversa
sobre a história Lista
de atitudes que podemos ter para valorizar nossa escola. As
brincadeiras de nossa escola Apostila
página 15 Jogos
de encaixe
|
16/08 |
Rotina Roda de conversa sobre as comunidades do Rio de
Janeiro Conhecendo um pouco da história do artista Heitor
dos Prazeres https://www.youtube.com/watch?v=OWKQuChe3I0 Conhecendo a obra “Favela” de Heitor dos Prazeres Páginas 18 e 19 da apostila Pintura com tinta guache ao som da música “Lá em
Mangueira” |
17/08 |
Rotina. Roda de conversa, a natureza em nossa cidade Passeio virtual ao Parque do Flamengo Apostila pág. 20 Visita ao pátio da escola para observação da natureza, recolher folhas Atividade de artes usando as folhas recolhidas Para casa: apostila pág. 22 |
18/08 |
Rotina. Retomada do assunto animais mamíferos Lista de animais mamíferos com a letra c Jogo da memória dos animais com letra c (colorir e recortar) Jogos com números (identificar a grafia do número e adicionar a
quantidade) Massinha |
19/08 |
Rotina. Roda de conversa História: “Da Minha Janela” Desenhar o que cada um vê da janela de sua casa Pescaria do Alfabeto (reconhecimento das letras) Jogo das vogais, conhecendo vogais minúsculas Brincadeira no pátio (circuito das letras)
|
E. M. SENADOR JOÃO LYRA TAVARES
Professor:
Ivonete, Roberta e Rosângela Turma(s): 51, 52, 53.
Campos de
experiência:( x ) O
eu, o outro e o nós (x)
Escuta, fala, pensamento e imaginação
(x)Traços,
sons, cores e formas
( x) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
(x) Corpo,
gestos e movimentos
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
ü Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores
conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
ü Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem,
dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
ü Brincar com diferentes tipos de materiais usando a criatividade
ü Apropria-se da própria
história
ü Conhecer e diferenciar
alimentos
ü Adquirir hábito de
alimentação saudável
Data |
Estratégias
de ensino |
22/08 |
Rotina Roda
de conversa: Que cidade nós queremos? O que é uma reportagem? Brincando
de repórter, uma criança entrevista a outra acerca do tema que cidade nós
queremos (as crianças usarão acessórios que favoreçam na encenação da
brincadeira) Cartaz
coletivo: Desenhar juntos, tudo aquilo que desejam para nossa cidade do RJ. Brincadeiras
livre e dirigida no pátio. |
23/08 |
Rotina Roda de conversas: Brincadeiras cariocas:
soltar Pipa. Conhecendo o texto Poesia de Brincar:
Pipa, de Paula Belmino Identificar a palavra PIPA no poema e o
nome das letras que a forma. Confeccionar pipas de papel para soltar no
pátio. Instruções no link https://youtu.be/_0Nk2qKa6Fs Massinha Para Casa: você conhece o folclore da
cidade do Rio de janeiro? Com ajuda de seu responsável, pesquise. Cole
figuras ou desenhe para ilustrar sua pesquisa. |
24/08 |
Participa comunidade: Roda de contação de história com a presença dos
responsáveis, Um responsável contará a história para a turma. Depois da saída dos responsáveis conversar com as crianças sobre como
se sentiram em participar da atividade com o responsável. Fornecer materiais
para que registrem este sentimento através de desenho, pintura ou colagem. Explorando brincadeiras cariocas no pátio: futebol |
25/08 |
Rotina Roda de conversa: retomando o assunto da pesquisa sobre folclore
carioca, conhecendo manifestações do folclore carioca, ênfase no samba. Atividade das páginas 30 e 31 Brincando de samba usando tecidos para criar fantasias e instrumentos
improvisados com sucata. |
26/08 |
Rotina. Roda de conversa: ritmos cariocas, ênfase no funk Momento de dança: Funk salada de frutas da Anita, funk do pão de queijo Explorar a letra do funk salada de frutas Alimentação em conversa: conversando com os funcionários da cozinha
sobre alimentação saudável, conhecendo os alimentos in natura e o local onde
são preparados. Pintura com guache: retratar os alimentos que viram na cozinha.
|
E. M. SENADOR JOÃO LYRA TAVARES
Professoras: Ivonete, Roberta e Rosângela.
PLANEJAMENTO SEMANAL
Campos de experiência:
( ) O
eu, o outro e o nós ( X )
Escuta, fala, pensamento e imaginação
(
)Traços, sons, cores e formas
( X ) Espaços, tempos, quantidades, relações e
transformações
( x ) Corpo, gestos e movimentos.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
Conhecer a tipografia
da cidade do RJ
Entender a formação
da cidade a partir de sua história
Estimular a
linguagem oral e escrita
Identificar
endereços.
Adquirir hábitos de
cuidado e higiene corporal
Data |
Estratégias de ensino |
29/08 |
•
Rotina •
Conversa sobre Experiências com a geografia da
cidade •
Apostila páginas: 25 e 26 |
31/08 |
•
Roda de
conversa sobre cuidados com o corpo. •
Cartaz
coletivo: higiene bucal |
01/09 |
•
Experiências com endereços •
Apostila página 26 •
Música: Casa Engraçada •
Para Casa: Pesquisa sobre o endereço da sua
residência. |
02/09 |
•
Ponto Facultativo |
Comentários
Postar um comentário