Educação Infantil - Pré II _ turmas 51, 52 e 53 - mês de agosto


 

    É COM MUITA ALEGRIA QUE COMEMORAMOS OS 50 ANOS DA NOSSA ESCOLA. 50 ANOS DE DEDICAÇÃO EM BUSCA DE OFERECER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE RESPEITANDO NOSSA COMUNIDADE, MAS PRINCIPALMENTE NOSSOS ALUNOS.

     OBRIGADO POR FAZER PARTE DA HISTÓRIA DA NOSSA ESCOLA!

CONTE SEMPRE CONOSCO.


E. M. SENADOR JOÃO LYRA TAVARES

Professor:Ivonete, Roberta e Rosângela Turma(s): 51, 52, 53.

                                                             PLANEJAMENTO SEMANAL 01 a 05/08


 

 

 

Data

Estratégias de ensino

 

 

 

 

01/08

ü  Rotina escolar com calendário, janela do tempo, chamadinha, escrita do nome próprio.

ü  Trabalhar as páginas 4 e 5 da apostila Rio Educa 2º semestre.

ü  História: https://youtu.be/WbXf30QgpkE

ü  Realizar um momento de conversação sobre a importância do descanso para a saúde.

ü  Escrever em um cartaz junto com as crianças o conto de ninar mais citado pela turma.

ü  Pergunte as crianças os nomes dos animais da história. Montar um gráfico onde as crianças deverão contar e registrar a quantidade de letras de cada nome dos animais.

ü  Atividades de coordenação motora ampla no pátio, (circuitos). Imitando os sons dos animais da história.


02/08

ü  Rotina escolar com calendário, janela do tempo, chamadinha, escrita do nome próprio.

ü  História: : https://youtu.be/WbXf30QgpkE

ü  Escrever a letra da música: https://youtu.be/K3WtHos01Y0                                                 ,de ninar junto com as crianças. Em seguida as crianças farão desenhos livres no cartaz representado os itens da canção.

ü  Imprimir as imagens dos bichos da história par que as crianças criem uma sequência seguindo a ordem de acontecimento da história.

ü  Brinquedos e brincadeiras.

03/08

ü  Rotina escolar com calendário, janela do tempo, chamadinha, escrita do nome próprio

ü  Realizar as atividades das páginas 6 e 7 da apostila Rio Educa semestre.

ü  Música: https://youtu.be/qX1VE4qWTL4 , logo após ouvir a música com as crianças, registrar a letra em um cartaz. Conversar com as crianças sobre os diversos estilos musicais característicos de nossa cidade como o samba, bossa nova, funk carioca de matrizes africanas. Pesquisar imagens de diversos tipos de instrumentos musicais para que as crianças decorem o cartaz.

ü  Cantinhos de jogos.

04/08

ü  Rotina escolar com calendário, janela do tempo, chamadinha, escrita do nome próprio.

ü  Música: https://youtu.be/qX1VE4qWTL4 , logo após ouvir a música com as crianças, identificar com as crianças os instrumentos musicais que foram usados para executar a música.

ü  Os sons dos instrumentos musicais: Africanos https://youtu.be/au8IiC5hq44, Indígena: https://youtu.be/kurdvUduHUI

ü  Atividades de coordenação motora fina no pátio. (Com sons de instrumentos musicais).

05/08

ü  Rotina escolar com calendário, janela do tempo, chamadinha, escrita do nome próprio.

ü  Instrumentos musicais africanos: https://youtu.be/mW0JzNh7xDM

ü  Atividade: Construir um instrumento musical com materiais reciclados.

ü  Brinquedos e brincadeiras livres com a supervisão do professor.

 

E. M. SENADOR JOÃO LYRA TAVARES

Professor: Ivonete, Roberta e Rosângela Turma(s): 51, 52, 53.

PLANEJAMENTO SEMANAL 08 a 12/08

Campos de experiência:(  x ) O eu, o outro e o nós                                     (x) Escuta, fala, pensamento e imaginação

(x)Traços, sons, cores e formas                                                                       ( ) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

(x) Corpo, gestos e movimentos

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:

 

ü  Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

ü  Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

ü  Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

ü  Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência comparação entre objetos, observando suas propriedades.

ü  Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos

 

 

 

 

 

 

 

                                                                 

Data

Estratégias de ensino

08/08

Rotina

Roda de conversa: O que é um poema?

Apostila página 8- Leitura do poema “Um poema para o Rio” - Explorar o poema.

Circular todas as vogais que aparecem no poema.

Jogo das vogais.

Caixa de brinquedos.

Para casa: Pesquisar e colar figuras que representem os lugares cotidianos em que os números aparecem.

09/08

Rotina

História: Em cima daquela serra.

Conversa chamando a atenção para as rimas da história.

Desenho sobre a história.

Conhecendo palavras com B.

Confecção de boi usando rolinho de papel.

Para casa: pesquise palavras com a letra B.

10/08

Rotina.

Relembrando a história do dia anterior.

https://www.youtube.com/watch?v=4ojrOwCPkHQ

Que tipo de animal é o boi? Já viram um boi? O que ele come? Etc. (falar sobre o masculino e feminino da espécie).

Poema: Boi da cara preta.

Identificar e pintar a palavra boi no poema.

Fazer um desenho que represente o poema.

Mímica dos animais mamíferos.

11/08

Rotina.

Roda de conversa A importância dos números no cotidiano.

https://www.youtube.com/watch?v=c2fv0CCKIKA

Passeio pela escola observando a função social dos números.

Trabalhar números e contagem com boliche.

Cobrir a escrita dos números.

Para casa: atividade de associação número quantidade.

 

12/08

Rotina.

Roda de conversa: Porque as letras são importantes.

Explorar o ambiente escolar e encontrar objetos e espaços cujos nomes têm a letra B.

Registrar esses nomes.

Ao voltar para sala explorar a escrita das palavras, identificando letras e marcando as vogais.

Massinha.

 

 

 

 

 

E. M. SENADOR JOÃO LYRA TAVARES

Professor: Ivonete, Roberta e Rosângela Turma(s): 51, 52, 53.


PLANEJAMENTO SEMANAL 15  a 19/08

Campos de experiência:(  x ) O eu, o outro e o nós                                     (x) Escuta, fala, pensamento e imaginação

(x)Traços, sons, cores e formas                                                                       ( ) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

(x) Corpo, gestos e movimentos

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:

 

ü  Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

ü  Vivenciar experiências com a natureza

ü  Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

ü  Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência comparação entre objetos, observando suas propriedades.

ü  Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos

ü Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida

ü Apropria-se da própria história

 

 

 

 

 

                                                                 

Data

Estratégias de ensino

15/08

Rotina

Roda de conversa sobre o bairro que cada um mora

Passeio virtual pelo bairro da escola

Apostila página 13 e 14

História: Escola de chuva

Conversa sobre a história

Lista de atitudes que podemos ter para valorizar nossa escola.

As brincadeiras de nossa escola

Apostila página 15

Jogos de encaixe

 

16/08

Rotina

Roda de conversa sobre as comunidades do Rio de Janeiro

Conhecendo um pouco da história do artista Heitor dos Prazeres https://www.youtube.com/watch?v=OWKQuChe3I0

Conhecendo a obra “Favela” de Heitor dos Prazeres

Páginas 18 e 19 da apostila

Pintura com tinta guache ao som da música “Lá em Mangueira”

17/08

Rotina.

Roda de conversa, a natureza em nossa cidade

Passeio virtual ao Parque do Flamengo

Apostila pág. 20

Visita ao pátio da escola para observação da natureza, recolher folhas

Atividade de artes usando as folhas recolhidas

Para casa: apostila pág. 22

18/08

Rotina.

Retomada do assunto animais mamíferos

Lista de animais mamíferos com a letra c

Jogo da memória dos animais com letra c (colorir e recortar)

Jogos com números (identificar a grafia do número e adicionar a quantidade)

Massinha

19/08

Rotina.

Roda de conversa

História: “Da Minha Janela”

Desenhar o que cada um vê da janela de sua casa

Pescaria do Alfabeto (reconhecimento das letras)

Jogo das vogais, conhecendo vogais minúsculas

Brincadeira no pátio (circuito das letras)

 

 

 

 

 

 

E. M. SENADOR JOÃO LYRA TAVARES

Professor: Ivonete, Roberta e Rosângela Turma(s): 51, 52, 53.

PLANEJAMENTO SEMANAL 22 a 26/08

Campos de experiência:(  x ) O eu, o outro e o nós                                     (x) Escuta, fala, pensamento e imaginação

(x)Traços, sons, cores e formas                                                                       ( x) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

(x) Corpo, gestos e movimentos

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:

 

ü  Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

ü  Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

ü  Brincar com diferentes tipos de materiais usando a criatividade

ü Apropria-se da própria história

ü Conhecer e diferenciar alimentos

ü Adquirir hábito de alimentação saudável

 

 

Data

Estratégias de ensino

22/08

Rotina

Roda de conversa: Que cidade nós queremos? O que é uma reportagem?

Brincando de repórter, uma criança entrevista a outra acerca do tema que cidade nós queremos (as crianças usarão acessórios que favoreçam na encenação da brincadeira)

Cartaz coletivo: Desenhar juntos, tudo aquilo que desejam para nossa cidade do RJ.

Brincadeiras livre e dirigida no pátio.

23/08

Rotina

Roda de conversas: Brincadeiras cariocas: soltar Pipa.

Conhecendo o texto Poesia de Brincar: Pipa, de Paula Belmino

Identificar a palavra PIPA no poema e o nome das letras que a forma.

Confeccionar pipas de papel para soltar no pátio. Instruções no link https://youtu.be/_0Nk2qKa6Fs

Massinha

Para Casa: você conhece o folclore da cidade do Rio de janeiro? Com ajuda de seu responsável, pesquise. Cole figuras ou desenhe para ilustrar sua pesquisa.

24/08

Participa comunidade: Roda de contação de história com a presença dos responsáveis, Um responsável contará a história para a turma.

Depois da saída dos responsáveis conversar com as crianças sobre como se sentiram em participar da atividade com o responsável. Fornecer materiais para que registrem este sentimento através de desenho, pintura ou colagem.

Explorando brincadeiras cariocas no pátio: futebol

25/08

Rotina

Roda de conversa: retomando o assunto da pesquisa sobre folclore carioca, conhecendo manifestações do folclore carioca, ênfase no samba.

Atividade das páginas 30 e 31

Brincando de samba usando tecidos para criar fantasias e instrumentos improvisados com sucata.

26/08

Rotina.

Roda de conversa: ritmos cariocas, ênfase no funk

Momento de dança: Funk salada de frutas da Anita, funk do pão de queijo

Explorar a letra do funk salada de frutas

Alimentação em conversa: conversando com os funcionários da cozinha sobre alimentação saudável, conhecendo os alimentos in natura e o local onde são preparados.

Pintura com guache: retratar os alimentos que viram na cozinha.

 

 

                                                                 

 

              E. M. SENADOR JOÃO LYRA TAVARES

                      Professoras: Ivonete, Roberta e Rosângela.

PLANEJAMENTO SEMANAL

Campos de experiência:

 (  ) O eu, o outro e o nós                                ( X  ) Escuta, fala, pensamento e imaginação

 (  )Traços, sons, cores e formas                    ( X ) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

 (  x  ) Corpo, gestos e movimentos.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:

Conhecer a tipografia da cidade do RJ

Entender a formação da cidade a partir de sua história

Estimular a linguagem oral e escrita

Identificar endereços.

Adquirir hábitos de cuidado e higiene corporal      

Data

Estratégias de ensino

29/08

         Rotina

         Conversa sobre Experiências com a geografia da cidade

         Apostila páginas: 25 e 26

31/08

         Roda  de conversa sobre cuidados com o corpo.

         Cartaz coletivo: higiene bucal

01/09

         Experiências com endereços

         Apostila página 26

         Música: Casa Engraçada

         Para Casa: Pesquisa sobre o endereço da sua residência.

02/09

         Ponto Facultativo

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Infantil- 41 e 42- Roteiro dias 05 a 16 da abril