Educação Infantil - Maternal , turmas 31 e 32. Roteiro da quinzena de setembro


 

             A criança se sente querida quando os responsáveis perguntam sobre seu dia, sobre suas atividades, acompanham seu rendimento através de seus materiais e tarefas de casa. Essas ações podem parecer simples, mas também é amar.

Acompanhe o dia a dia de seu filho e veja a mais bela flor florescer: o conhecimento.

Conte sempre conosco!


                       

                                             E. M. SENADOR JOÃO LYRA TAVARES.

                                       Professor:  Lorena e Aline             Turma(s):  31/32

PLANEJAMENTO SEMANAL

Campos de experiência: (  x ) O eu, o outro e o nós                                     ( x ) Escuta, fala, pensamento e imaginação 

                                            ( x )Traços, sons, cores e formas                          (  x ) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações 

(  x ) Corpo, gestos e movimentos 

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.  (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.: (EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras. (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. (EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.) (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. 

 

Data

Atividades Propostas

      

       19/09

·         Rotina de rodinha (calendário, tempo, chamada, músicas).

·         Projeto pequeno leitores – as crianças recontam a história levada para casa.

·          Leitura do livro- A margarida friorenta. Conversa sobre importância das plantas no planeta, alguns servem como alimento.

·         Experiência de plantar feijões.

 

 

Observação: Parquinho, massa de modelar, blocos de montar e outros jogos didáticos fazem parte da rotina de aprendizagem do maternal.

 

 

      20/09

 

·         Leitura do Poema de Cecilia Meirelles- “A Flor Amarela”

·         Música amarelo com vermelho faz laranja

·         Fazer experiência com a mistura de cores

·         Colagem, pintura usando a cor laranja.

 

  

       21/09

·         Leitura – Uma Árvore, ecolivro.

·         Conversa sobre arvores e sua importância, nos dá frutos, limpa o ar. (observar germinação)

·         Dia da Árvore - fazer trabalho de pintura, corte e colagem.

 

 

 

       22/09

·         Conversar sobre a mudança de estações do ano, usando como ilustração o livro “Uma Árvore”

·         Leitura – O caracol e a plantinha- As plantas precisam de sol e chuva para florescer. (Observar germinação)

·         Confeccionar coletivamente o Jardim Sensorial - colagem no desenho de flores, com diferentes texturas como: algodão, sementes, lixa, tecido, plástico bolha, milho arroz, feijão.

 

                                                           

 

     23/09

·         Rodinha. Leitura do livro – Rogério salva o rio. Lava sobre despoluição do meio ambiente.

·         Conversa sobre poluição e como podemos ajudar a natureza.

·         Construir com as crianças um brinquedo de reciclados.

 

 

·         Dia de saída com livro para leitura com a família. (Projeto pequenos leitores)

 

                                                                                                                                                                               


                      

                                             E. M. SENADOR JOÃO LYRA TAVARES.

                                       Professor:  Lorena e Aline             Turma(s):  31/32

PLANEJAMENTO SEMANAL

Campos de experiência: (  x ) O eu, o outro e o nós                                     ( x ) Escuta, fala, pensamento e imaginação 

                                            ( x )Traços, sons, cores e formas                          (  x ) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações 

(  x ) Corpo, gestos e movimentos 

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.  (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.: (EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras. (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. (EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.) (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida. 

 

Data

Atividades Propostas

      

       26/09

·         Rotina de rodinha (calendário, tempo, chamada, músicas).

·         Leitura do livro “A Cesta de Dona Maricota”

·         Fazer um gráfico dos alimentos saudáveis favoritos da turma.

 

Observação: Parquinho, massa de modelar, blocos de montar e outros jogos didáticos fazem parte da rotina de aprendizagem do maternal.

 

 

      27/09

 

·         Roda de conversa sobre alimentação saudável

·         Trabalhos de arte sobre o tema alimentação saudável

·         Revisão de temas já trabalhados, como numeral e quantidade

·         Blocos de montar

 

  

       28/09

·         Rodinhas e suas rotinas, tempo, quantidade de crianças, dia da semana, chamada usando ficha de nomes para identificar a inicial do nome etc.

·         Momento da leitura- ler um livro e deixar que uma ou mais crianças recontem a história.

·         Brinquedos didáticos, massa de modelar, parquinho.

·         Atividades no caderno. Fixando aprendizagem.

 

 

 

       29/09

COC3

·         Para casa, fazer uma receita de alimento saudável com um responsável adulto, comer e desenhar sobre a experiência.

                                                           

 

     30/09

·         Deixar as crianças manusearem livros da sala e fazer leitura do livro de interesse.

·         Brincadeiras com jogos didáticos.

·         Revisão de alimentação saldável, observando em passeio pela escola os trabalhos desenvolvidos em murais.

 

·         Dia de saída com livro para leitura com a família. (Projeto pequenos leitores)

 

 

 

 

                                                                                                                                                                                                     

               

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Infantil- 41 e 42- Roteiro dias 05 a 16 da abril