Educação Infantil - Maternal , turmas 31 e 32. Roteiro da quinzena de setembro
A criança se sente querida quando os responsáveis perguntam sobre seu dia, sobre suas atividades, acompanham seu rendimento através de seus materiais e tarefas de casa. Essas ações podem parecer simples, mas também é amar.
Acompanhe o dia a dia de seu filho e veja a mais bela flor florescer: o conhecimento.
Conte sempre conosco!
E.
M. SENADOR JOÃO LYRA TAVARES.
Professor: Lorena e Aline Turma(s): 31/32
PLANEJAMENTO SEMANAL
Campos de
experiência: ( x ) O eu, o outro e o
nós
( x ) Escuta, fala, pensamento e imaginação
( x )Traços, sons, cores e
formas
( x ) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
(
x ) Corpo, gestos e movimentos
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: (EI03TS02) Expressar-se livremente por
meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções
bidimensionais e tridimensionais. (EI03EF01) Expressar ideias,
desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e
escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.: (EI02EO06) Respeitar regras básicas de
convívio social nas interações e brincadeiras. (EI02CG05) Desenvolver
progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar,
pintar, rasgar, folhear, entre outros. (EI02ET05) Classificar objetos,
considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.) (EI03EO06) Manifestar
interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
Data |
Atividades Propostas |
19/09 |
·
Rotina de
rodinha (calendário, tempo, chamada, músicas). ·
Projeto
pequeno leitores – as crianças recontam a história levada para casa. ·
Leitura do livro- A margarida friorenta.
Conversa sobre importância das plantas no planeta, alguns servem como
alimento. ·
Experiência
de plantar feijões.
Observação:
Parquinho, massa de modelar, blocos de montar e outros jogos didáticos fazem parte
da rotina de aprendizagem do maternal.
|
20/09 |
·
Leitura do
Poema de Cecilia Meirelles- “A Flor Amarela” ·
Música
amarelo com vermelho faz laranja ·
Fazer
experiência com a mistura de cores ·
Colagem,
pintura usando a cor laranja.
|
21/09 |
·
Leitura –
Uma Árvore, ecolivro. ·
Conversa
sobre arvores e sua importância, nos dá frutos, limpa o ar. (observar
germinação) ·
Dia da
Árvore - fazer trabalho de pintura, corte e colagem.
|
22/09 |
·
Conversar
sobre a mudança de estações do ano, usando como ilustração o livro “Uma
Árvore” ·
Leitura –
O caracol e a plantinha- As plantas precisam de sol e chuva para florescer.
(Observar germinação) ·
Confeccionar
coletivamente o Jardim Sensorial - colagem no desenho de flores, com
diferentes texturas como: algodão, sementes, lixa, tecido, plástico bolha,
milho arroz, feijão.
|
23/09 |
·
Rodinha.
Leitura do livro – Rogério salva o rio. Lava sobre despoluição do meio
ambiente. ·
Conversa
sobre poluição e como podemos ajudar a natureza. ·
Construir
com as crianças um brinquedo de reciclados.
·
Dia de
saída com livro para leitura com a família. (Projeto pequenos leitores)
|
E.
M. SENADOR JOÃO LYRA TAVARES.
Professor: Lorena e Aline Turma(s): 31/32
PLANEJAMENTO SEMANAL
Campos de
experiência: ( x ) O eu, o outro e o
nós
( x ) Escuta, fala, pensamento e imaginação
( x )Traços, sons, cores e
formas
( x ) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
(
x ) Corpo, gestos e movimentos
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento: (EI03TS02) Expressar-se livremente por
meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções
bidimensionais e tridimensionais. (EI03EF01) Expressar ideias,
desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e
escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.: (EI02EO06) Respeitar regras básicas de
convívio social nas interações e brincadeiras. (EI02CG05) Desenvolver
progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar,
pintar, rasgar, folhear, entre outros. (EI02ET05) Classificar objetos,
considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.) (EI03EO06) Manifestar
interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
Data |
Atividades Propostas |
26/09 |
·
Rotina de
rodinha (calendário, tempo, chamada, músicas). ·
Leitura do
livro “A Cesta de Dona Maricota” ·
Fazer um
gráfico dos alimentos saudáveis favoritos da turma. Observação:
Parquinho, massa de modelar, blocos de montar e outros jogos didáticos fazem
parte da rotina de aprendizagem do maternal. |
27/09 |
·
Roda de
conversa sobre alimentação saudável ·
Trabalhos
de arte sobre o tema alimentação saudável ·
Revisão de
temas já trabalhados, como numeral e quantidade ·
Blocos de
montar |
28/09 |
·
Rodinhas e
suas rotinas, tempo, quantidade de crianças, dia da semana, chamada usando
ficha de nomes para identificar a inicial do nome etc. ·
Momento da
leitura- ler um livro e deixar que uma ou mais crianças recontem a história. ·
Brinquedos
didáticos, massa de modelar, parquinho. ·
Atividades
no caderno. Fixando aprendizagem. |
29/09 |
COC3 ·
Para casa,
fazer uma receita de alimento saudável com um responsável adulto, comer e
desenhar sobre a experiência.
|
30/09 |
·
Deixar as
crianças manusearem livros da sala e fazer leitura do livro de interesse. ·
Brincadeiras
com jogos didáticos. ·
Revisão de
alimentação saldável, observando em passeio pela escola os trabalhos
desenvolvidos em murais. ·
Dia de
saída com livro para leitura com a família. (Projeto pequenos leitores) |
Comentários
Postar um comentário